17 de agosto de 2011

 Espartilho ou Corset é uma peça do vestuário feminino que dispõe de barbatanas estruturadas e amarração nas costas. Essa peça tem como objetivo reduzir a cintura e manter o tronco ereto, controlando as formas naturais do corpo e conferindo a ele mais elegância.

O Espartilho ou Corset surgiu por volta do século XVI, e tinha como objetivo manter a postura e dar suporte aos seios. Somente por volta do século XIX graças a invenção dos ilhóses e o uso de barbatanas de baleia que a atenção foi voltada para a cintura e teve início a era das cinturas minúsculas, conhecida como era Vitoriana. A peça caiu em desuso no início do século XX quando foi inventado o sutiã. Nos anos 40 ela foi usada pelas Pin-ups e inspirou Christian Dior, que criou o New Look. Nos anos 60 o espartilho se tornou um acessório do fetiche. No início dos anos 80 alguns estilistas trouxeram de volta à moda peças que antes tinham sido relegadas ao fetiche e dentre elas estava o Espartilho. Esse revival não durou muito, em 1990 apenas poucos espartilhos apareciam em coleções de estilistas famosos.








Do século XVI para cá os espartilhos mudaram bastante. No início eram feitos com tecidos pesadamente engomados, hoje usados em tapeçaria e reforçados com junco e cordas engomadas. Atualmente temos peças muito mais leves, feitas com barbatanas ortopédicas.

Existem vários tipos de espartilhos para todos os gostos, seja para usar debaixo de alguma roupa, seja para usá-lo sozinho apenas. Também pode ser usado como um apelo sexual ou até como peça básica para um roupa social.



Qual a diferença entre corset/espartilho e o  corselet /corpete?
A principal diferença é a estrutura, espartilho, também chamado de corset possui uma estrutura própria para afinação da cintura, enquanto o corset, também conhecido como corpete não possui essa estrutura, mesmo poussuindo a mesma modelagem é a parte estrutural da peça que dará o resultado desejado.

Em lojas de lingerie podemos encontrar peças que são chamadas de espartilho, mas na verdade apenas foram inspiradas nos espartilhos antigos, são bem diferentes do que deveria ser um espartilho de verdade, sua função está apenas relacionada à estética ou puro fetiche.

Tipos de barbatana:
Em espartilhos pode ser usados dois tipos de barbatanas:

Fibra – esse tipo de barbatana é usado apenas pela Loja Black Rose e a mesma é de fabricação da loja. É uma barbatana mais leve de celulose, com alta resistencia que modela a cintura assim que moldada no corpo.

Ferro – Também chamada de barbatana de aço, são as mais conhecidas e mais pesadas barbatanas usadas.

É importante não confundir barbatana de fibra com barbatana de silicone, o silicone não tem sustentação para modelar a cintura e dobra-se com o tempo,s endo praticamente impossível faze-lo voltar a forma original.


O que é Tight Lacing?
Esta palavra em sua tradução literal quer dizer laço apertado, sua pratica consiste em usar um corset por longas horas diárias, tornando a cintura mais fina até chegar ao ponto que a parte das costa do corset se feche por completo pois gradativamente as costelas flutuantes irão se curvando assumindo uma nova forma. Para este resultado deve-se usar o corset de 8 à 10 horas por dia, por cima ou por baixo da roupa.

Qualquer um pode praticar Tight Lacing?

Pessoas saudáveis podem praticar Tight Lacing sem problema algum, portanto antes de se iniciar um treino de Tight Lacing é recomendado que a pessoa procure um medico para saber como anda a sua saúde.

Quais os problemas de saúde que podem restrigir ao uso de corsets?
Problemas de circulação, varizes, diabetes, insuficiência renal, pedra nos rins e alguns problemas de coluna (mas há casos em que o uso do corset pode ser até beneficio, mas isto semente um ortopedista poderá avaliar).

Qual o modelo indicado para tight lacing?
Os modelos underbusts s (ficam na linha abaixo do busto), nenhum overbust serve para este fim, não são indicados para treino e sim só para passeio, como festas e eventos, seria muito incomodo usa-los para este fim. O Espartilho underbust se concentras mais na região da cintura, e com ele é mais cômodo usar pelas 8 horas necessárias para a perda de medidas.

Até quantos centímetros é possível perder?

Bem isto é variável, vai depender mais do empenho de cada pessoa e é claro do corpo de cada uma, mas algumas tightlacers chegam a perder 10 cm. É recomendável que, ao adquirir os eu corset, você tire suas medidas reais sem estar usando o mesmo, e ao término de um mês o usando no mínimo 8 horas por dia, deve-se tirar novas medidas e compara-la as primeiras para saber qual é a média de seu corpo.


O uso de corset ajuda a também a perder barriguinha?

O corset comprime as costelas e ajuda a reduzir medidas da cintura, com corset apertando a cintura, poderá fazer com que a pessoa venha a comer um pouco menos fazendo com que se perca peso, porem quanto a barriga o ideal é combinar e a pratica de abdominais ao uso do corset.

Qual o modelo mais adequado para o meu primeiro corset?
Você pode optar por qualquer modelo, levando em consideração se pretende usá-lo com maior ou menor freqüência, escolhendo então qual o modelo que possa se adaptar melhor as suas necessidades. Como indicado anteriormente, no caso do tight lacing é recomendado um corset underbust.

Quanto tempo Leva para ver os resultados?

Isto é algo bastante variável para cada pessoa, assim como os cm de redução.
Segundo dados obtidos através de depoimentos de praticantes de tight lacing dentro de 4 a 6 meses de uso diário já poderá ser observado uma certa diferença, o corset também poderá ser usado para dormir se a pessoa desejar e a adaptação estiver sendo boa, lembrando que isto não é uma obrigação pois nem todas conseguem se sentir a vontade com o uso noturno, já outras até preferem.
Porem este tempo não é uma regra, isso pode variar de pessoa para pessoa, dependendo do empenho e de seu próprio metabolismo.

Quando o corset estiver fechando completamente com as duas partes das costas já encostadas e você tiver a sensação de que seu corset ficou largo, então ja será hora de trocar-lo por um menor, novamente 12cm à 15 cm a menos que a medida da cintura, o corset antigo ainda poderá ser usado mas apenas para manter a cintura ou para dormir. Na Loja Black rose é possível levar o mesmo corset para diminuição dos centimetros necessários.

Dicas para as que pretende praticar Tight Lacing
Reveja seus habitos alimentares.

Coma comida leve, evite refrigerante, beba água, diminua a ingestão de carne vermelha, evite comidas pesadas de difícil digestão e que possam causar azia e gazes, coma frutas e legumes.

Evitem comer demais de uma só vez, procurem fazer todas as refeições dirias para poder evitar isso, não deixem de se alimentar direito.

Pratiquem exercícios.

E vá anotando as medidas ao longo do tempo para poder manter registro comparativo.

Comece o treino de forma moderada até que vá se acostumando com o corset, só va apertando e aumentando o número de horas de uso, conforme o seu corpo ir permitindo.

O resultado não é igual para todas, o organismo de cada uma é diferente então algumas obtem resultados satisfatórios mais rápido e outras nem tanto, mas não vá desanimar por conta disso, vá praticando o treino dentro de suas possibilidades e se acabar engordando neste meio tempo, reveja as coisas com as quais anda se alimentando e também não desanime por conta disso.

Quando o Tight Lacing é desaconselhado
Nem todas as pessoas podem praticar o treino de tight lacing, mas isto não quer dizer que não se possa usar um corset esporadicamente.

Como o treino requer o empenho de uso por algumas horas diárias, para algumas pessoas isto pode ser prejudicial.

Cuidados com seu espartilho
Só o lave quando for extremante necessário, pois um corset não é como uma peça de roupa comum que deve ser lavada com freqüência isto não é necessário nem tão pouco recomendado.

Lavagem caseira

Lave-o a mão em um dia bastante quente, assim ele irá secar bem rapidamente, use sabão neutro, não torcer apenas apertar para que a água escorra, nunca lave a maquina ou torça na centrifuga, não o esfregue com escova, não exponha a parte externa virada para o sol, não use pregadores, não usar ferro de passar.

Lavagem em lavanderia
Se optar por uma lavanderia a lavagem deve ser a seco e leve-o a uma de sua confiança.

Cuidados para conservação
• Evite usá-lo diretamente sobre a pele o atrito e o suor poderão danificá-lo, use uma segunda pele ou um tubo de malha por baixo da peça.
• Guarde-o dentro de um saquinho de tecido ou reto em um cabide largo
• Não o enrolar e nunca guardar debaixo de pilhas de roupas isto irá deformar a peça.
• De vez em quando o coloque em um local onde possa ser arejado para evitar bolor.
• Nunca guarde o seu corset se ele estiver umido depois do uso, deixe-o secar se não pretende lavar de imediato.
• No caso de cetim e tecidos delicados tomar cuidado com os acessórios e bijuterias que for usar, para não correr o risco de desfiá-lo.

Espartilhos com ziper, cuidados:
É de extrema importância certos cuidados para espartilhos que possuem ziper, Não se deve forçar o ziper, na hora de vestir, solte os cordões atrás e folgue bem, e então feche o ziper. Para tirar, afrouxe bem a parte de tras e então solte o ziper para evitar que a pressão faça que o zíper estoure.




Corpetes importados vs Espartilhos
Este ano houve um boom de perfis na internet que oferecem “corsets” importados por um preço super barato, prometendo perder medidas e afinar a cintura. Muito cuidado com os falsos espartilhos, estas peças importadas são apenas corpetes. São bonitos, porém NÃO AFINAM CINTURA OU DIMINUEM MEDIDAS. Se você forçar na hora de apertar estas peças elas rasgam ou se desfazem, são feitas para usar como blusinhas, e não tem a sustentação e estrutura necessárias para um espartilho, na busca de um preço extremamente barato seu corset acaba saindo caro tendo que comprar tudo de novo.




Como passar o laço em seu corset:
Todo corset necessariamente tem que ter as cordinhas nas costas.

As cordinhas na parte das costas é a característica principal desta peça, são elas que irão ajudar a dar a forma desejada a silhueta, conforme o aumento da pressão exercida.

Se não houver esta amarração traseira não é corset mas sim um corselet ou um corpete.

O laço deve ser amarrado na altura correta da cintura, da forma com mostra a figura abaixo.


Neste site tem fotos com o passo a passo de como fechar o corset e como amarrar o laço.
http://www.darkgarden.net/aftercare_howtowear.asp




Como fechar seu corset sozinha?
Um vídeo diz mais que mil palavras: rs





Espero ter esclarecido as dúvidas pessoal, qualquer outra duvida sobre corset basta enviar por comentário!
No próximo Post vou escrever sobre séries de vampiros, dica da nossa fiel leitora Mille Gothic!
Envie você também seu comentário, não seja timido!

=****

4 comentários:

  1. Ameiiii o post *-* muito completo
    Ainda mais com dicas de como amarrar
    e praticar o Tight lacing.

    Adorei, fiz um post sobre corsets mas faz um tempo, mas falei mais sobre a cintura e sobre as calças baixas que deformam as mulheres.

    Mas muito legal adorei

    beijos

    ResponderExcluir
  2. Arrasou!Agora é só eu criar vergonha na cara e ir comprar um na Black Rose rs ai meldels!Lá é um mais lindo que o outro!

    ResponderExcluir
  3. *___* Muito F*da esse post!!!
    Eu simplesmente amei tudo o que foi dito nele, e tive muitas dúvidas esclarecidas ^ ^
    Estou pensando em comprar um under assim que possível, pois um over eu já tenho ( e adoro). Curti muito o vídeo que ensina a pessoa a amarrar o próprio corset, pois eu sou uma das que se atrapalha toda na hora de fechar o bendito e tenho de pedir ajuda para o namorado (que quase me "estrangula") rsrsrs..
    Excelente post meeesmo, arrasou.

    Ah. Adorei o novo site da Black Rose Rose, parabéns!

    = *

    ResponderExcluir
  4. Post perfeito.
    Assim dá mais vontade de comprar um.
    Vou comprar um na black rose quando sair a minha grana, porque vida de estudante e f*oda.

    ResponderExcluir

Em buscas de respostas? Eu também. Mas para que possamos descobrir elas juntos deixe seu comentario e até mesmo a sugestão de um tema a ser discutido aqui em nosso blog.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Bem vindos!

Bem vindos!

::Akasha Lincourt::

Akasha Lincourt... Taurina, Bipolar, 25 anos, sem enquadramento social mas com ótimas lentes 50mm distorcidas ao invés de olhos. Apaixonada por vida, por morte, por foto, por musica, por maquiagens, moda alternativa e viagens.

"E as palavras adoeceram, ela não sabia mais o que escrever, o que fazer para cura-las. Então ela também adoeceu, assim compartilhando as dores, sentindo o mesmo frio. Assim ela criou a vida, o melhor livro, o melhor filme, Ela criou o império da obscenidade vivendo no Circo dos horrores."

Arquivo

Bloglovin

Follow on Bloglovin
Todos os direitos reservados as autoras - Proibido a reprodução de texto e imagem. Tecnologia do Blogger.

Seguidores

Facebook Share

Instagram

Link-me em seu blog / site: